Saltar para o conteúdo
Notícias

Urolitina A pode ajudar a limpar células danificadas no Alzheimer

Mulher idosa sentada à mesa com comprimidos e imagem digital de cérebro acima, simbolizando saúde mental.
Neste artigo
  1. Urolitina A e a limpeza celular no Alzheimer
  2. Efeitos da urolitina A na aprendizagem e memória
  3. Estudos clínicos da urolitina A ainda são necessários

Uma substância presente em alimentos como romãs, morangos e nozes restaurou, em ratinhos que modelavam a doença de Alzheimer, a capacidade de identificar e eliminar células danificadas, segundo cientistas num novo artigo.

Urolitina A e a limpeza celular no Alzheimer

A mesma equipa de investigação já tinha demonstrado que uma forma de vitamina B₃, denominada nicotinamida ribósido (NR), ajuda a remover mitocôndrias danificadas do cérebro.

Quando estes mecanismos neurológicos de «limpeza» são interrompidos, os resíduos começam a acumular-se, criando condições para doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

"Muitos doentes com doenças neurodegenerativas apresentam disfunção mitocondrial, também conhecida como mitofagia. Isto significa que o cérebro tem dificuldade em remover mitocôndrias enfraquecidas, que, por isso, se acumulam e afetam a função cerebral", afirma o bioquímico Vilhelm Bohr, da Universidade de Copenhaga.

"Se for possível estimular o processo de mitofagia, removendo mitocôndrias enfraquecidas, observar-se-ão resultados muito positivos."

Voltar a pôr em funcionamento estes camiões do lixo cerebrais permite eliminar parte dos detritos cerebrais associados ao Alzheimer - que acabam por contribuir para as placas amiloides e os emaranhados neurofibrilares característicos da doença -, fazendo com que todo o sistema funcione de forma um pouco mais eficiente durante mais algum tempo.

No estudo anterior, ratinhos com um modelo da doença de Alzheimer (DA) receberam o composto NR como suplemento. Ao aumentar a produção de uma coenzima metabólica essencial chamada dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD), o tratamento reduziu as proteínas emaranhadas e os danos no ADN dos seus cérebros.

Agora, Bohr e os seus colegas verificaram que a urolitina A, a substância encontrada nas romãs, proporciona um impulso semelhante ao cérebro em dificuldade.

Efeitos da urolitina A na aprendizagem e memória

Os investigadores observaram que os ratinhos com modelo de DA submetidos a tratamento prolongado com urolitina A melhoraram as suas capacidades de aprendizagem, memória e olfato.

O tratamento influenciou uma proteína chamada catepsina Z, que parece estar demasiado ativa nos cérebros com DA e desempenhar um papel na inflamação. A urolitina A limitou a produção desta proteína até um nível comparável ao de cérebros sem Alzheimer. Na ausência desse excesso, foram restabelecidos determinados processos celulares que ajudam a decompor resíduos biológicos.

Verificou-se também que o tratamento com urolitina A modula respostas imunitárias e outras vias fisiológicas específicas da DA.

Suplementos deste tipo não irão necessariamente prevenir ou curar doenças como o Alzheimer, mas estudos como este indicam que poderão ajudar o organismo a continuar a eliminar as pilhas crescentes de detritos moleculares, potencialmente abrandando a progressão da doença.

"A vantagem de trabalhar com uma substância natural é o menor risco de efeitos secundários", diz Bohr.

"Vários estudos realizados até agora mostram que não existem efeitos secundários graves da suplementação com NAD. O nosso conhecimento sobre a urolitina A é mais limitado, mas, como mencionei, os ensaios clínicos com urolitina A têm sido eficazes em doenças musculares e, agora, precisamos de analisar a doença de Alzheimer."

Estudos clínicos da urolitina A ainda são necessários

Como os resultados se baseiam em ratinhos, não é possível garantir que a urolitina A produza os mesmos efeitos no cérebro humano antes de avançarem os estudos clínicos. Também não se pode concluir que acrescentar muitas sementes de romã e morangos aos cereais tenha um impacto significativo na saúde cognitiva. Ainda assim, os investigadores sentem-se suficientemente confiantes para continuar a investigar.

"Embora o estudo tenha sido realizado em modelos de ratinho, as perspetivas são positivas", afirma Bohr.

"Ainda não podemos dizer nada conclusivo sobre a dosagem. Mas imagino que seja mais do que uma romã por dia. No entanto, a substância já está disponível em comprimidos e estamos atualmente a tentar encontrar a dosagem correta."

Esta investigação foi publicada em Alzheimer e Demência.

Neste momento

Miguel Ângelo Figueiredo

Miguel Ângelo Figueiredo é enólogo e consultor especializado em divinograo, com experiência na análise de castas, terroirs e processos de vinificação. Dedica-se à divulgação da cultura vínica portuguesa e acompanha de perto as tendências, produtores e práticas sustentáveis associadas ao universo do divinograo.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário